Existe uma grande dificuldade na cirurgia de contorno dos braços. Por muito tempo, única cirurgia realizada para o tratamento dos braços foi a braquioplastia.
A braquioplastia consiste numa cirurgia plástica em que é retirado o excesso e pele e gordura da face interna dos braços. Em geral este procedimento é realizado em indivíduos que apresentaram grande redução de peso. O grande problema da braquioplastia é a cicatriz. Para a retirada da flacidez de pele é necessário uma cicatriz da axila até o cotovelo, fato que desestimula muitas pessoas a realizar a cirurgia.
Porém, uma maneira de tratar a gordura localizada dos braços com cicatrizes pequenas é a realização de uma lipoaspiração associada ao laser. A lipoaspiração simples possui a capacidade de remover gordura e não possui efeito sobre a flacidez de pele. Uma lipoaspiração dos braços, de maneira geral, traz pouco resultado e ainda, dependendo da quantidade de gordura removida pode piorar a flacidez.
Quando a lipoaspiração do braço é feita em conjunto com a aplicação de laser, além da remoção da gordura há o tratamento da flacidez da pele. A lipo a laser do braço, além promover a lipólise, tem a capacidade de estimular a produção de colágeno, o que melhora a qualidade da pele.
Como é feita a lipo a laser do braço
Em geral, a lipo a laser do braço é realizado com anestesia local ou anestesia local e sedação. Não há necessidade de internação.
Diferentemente da braquioplastia, onde as cicatrizes são grandes, na lipoaspiração a laser são pequenas incisões de 0,5 cm. Inicialmente o laser é aplicado na região do braço para que ocorra a lipólise e tratamento da pele. Após a aplicação do laser, o óleo produzido pela lipólise é aspirado.
A produção de colágeno inicia-se três semanas após a aplicação do laser e termina após três meses de cirurgia. Período em que se observa o resultado definitivo.
Após a lipo a laser do braço é recomendado o uso de uma malha elástica compressiva por duas a três semanas.
Eventualmente podem aparecem algumas manchas roxas após a cirurgia.