Em um belo dia, você começa a reparar que tem uns fios de cabelo a mais na blusa, outros no travesseiro, mais alguns no banco do carro, vários no ralo do banheiro, no pente, no chão, e surge aquele desespero inicial: será que estou ficando calvo? A queda de cabelo costuma ser o alerta de que algo pode não estar indo bem com os seus fios, porém existe um limite diário de perda de fios que é considerado seguro e normal.
Queda de cabelo e calvície masculina
É importante compreender que nem toda queda de cabelo é um sinal iminente e irreversível de calvície. Algumas delas podem ser sintomas de alguma disfunção ou doença não relacionada e que, diante de um tratamento correto e adequado e com o controle da enfermidade, podem regredir e desaparecer, permitindo que o cabelo volte ao seu ritmo normal e saudável.
Considera-se normal a perda de em média até 100 fios por dia, principalmente durante a lavagem dos cabelos e ao pentear. Quando começamos a notar que a queda anda maior do que costumava ser e há a suspeita de que a calvície masculina começa a dar as caras, é hora de procurar um especialista para descobrir o que pode estar acontecendo, afinal quanto mais cedo for dado o diagnóstico, mais sucesso o tratamento pode ter.
O principal tipo de calvície masculina, presente em mais de metade da população masculina, é chamada de alopécia androgenética. Ela é causada pela ação do hormônio dihidrotestosterona, que age nos fios enfraquecendo-os e fazendo com que eles parem de nascer. Além da alopécia, diversas outras causas podem diminuir, atrapalhar ou até mesmo impedir o crescimento dos fios, por isso, é importante procurar o médico a qualquer sinal de alterações nos seus cabelos.