A micropigmentação é um processo em que é introduzido um pigmento além da superfície da pele, abaixo da junção dermoepidérmica. Esses pigmentos são retidos por células de defesa da pele, mudando a cor do local. É também conhecida como dermopigmentação, maquiagem definitiva e tatuagem cosmética.
A introdução do pigmento dentro da pele é feito através de uma agulha e de acordo com a velocidade desta e habilidade do artista, é possível se obter vários efeitos. Através da técnica de micropigmentação pode-se corrigir falhas na sobrancelha, realçar os lábios, camuflar cicatrizes e ainda reconstruir aréolas.
No entanto, esse tipo de maquiagem definitiva, em especial das sobrancelhas deve ser realizada com cuidado já que esta técnica pode gerar uma resultado artificial e diminuir a quantidade de pêlos das sobrancelhas se mal executada.
Uma maneira natural de reconstruir ou ainda melhorar o desenho das sobrancelhas é o transplante de sobrancelhas. Nesta técnica, os fios de cabelos são retirados da própria pessoa, portanto não há rejeição. Os fios são implantados um a um, fazendo com que se obtenha um resultado natural. No transplante de sobrancelhas, há recriação da textura, já que são transplantados cabelos. Para saber mais sobre o transplante de sobrancelhas.
Comparando transplante de sobrancelha e micropigmentação
Cor
Micropigmentação: Logo após a sessão, o desenho tende a ficar muito escuro e, após um período, com o clareamento do desenho, chega-se ao tom definitivo, que pode ser diferente da sobrancelha original. Assim, pode existir um dificuldade de acertar a cor com a sobrancelha original e a cor dos cabelos da paciente.
Transplante de sobrancelhas: São usados os próprios cabelos da pessoa, portanto, a sobrancelha reconstruída terá a mesma cor dos cabelos. Caso haja necessidade de mudar a cor, tantos os cabelos, quanto as sobrancelhas podem ser tingidas.
Duração do resultado:
Micropigmentação: Após o procedimento ocorre lentamente o desaparecimento do pigmento, ou ainda, ocorre lentamente a mudança de cor. Isso faz com seja necessário a reaplicação do pigmento de tempos em tempos. Desse modo, o resultado é temporário. A velocidade de remoção dos pigmentos é influenciado por uma série de fatores, como:
– Tipo de pele.
– Tipo do pigmento: Cada pigmento possui uma velocidade de clareamento. Os pigmentos mais claros tendem a desaparecer mais rápido que pigmentos mais escuros.
Profundidade da aplicação do pigmento: Quanto mais profundo a introdução do pigmento, maior a duração. Porém quanto mais profundo, maior o risco de lesão de folículos pilosos.
Uso de ácidos e clareadores da pele, muito utilizados para se manter a pele saudável e bonita, pode removê-la. O bronzeamento tende a remover a pigmentação.
Transplante de sobrancelhas: O resultado da sobrancelha é definitivo, uma vez transplantados, os fios não cairão mais. Após cicatrização do transplante de sobrancelhas o paciente poderá utilizar qualquer creme para pele, mesmo aquelas com ácidos, poderá fazer peeling na face, o que não ocorre na micropigmentação.
Naturalidade
Micropigmentação: Por melhor que seja o desenho, este terá duas dimensões e não terá uma textura normal, pois será uma sobrancelha sem pêlos. Deste modo, quando se analisa de uma certa distância, o aspecto é natural, porém a curta distâncias, ou fotografias próximas, demonstram a ausência de pêlo.
Transplante de sobrancelha: a cirurgia permite recriar uma sobrancelha totalmente natural, pois os fios são implantados um a um, com sentido e inclinação próprios da sobrancelha o que produz uma textura normal.
Alergias
Micropigmentação: Pigmentos utilizados devem ser inertes ao organismo, no entanto, podem ocorrem alergias em raras ocasiões. Recomenda–se antes realizar um teste de sensibilidade.
Transplante de sobrancelha: São usados na cirurgia os próprios cabelos da do indivíduo, portanto, não há possibilidade de alergia ou rejeição.
Complexidade do procedimento
Micropigmentação: É um procedimento simples, um tipo de tatuagem , que é realizado por um artista.
Transplante de sobrancelhas: É um pequena cirurgia, realizada por uma equipe especializada, necessita de material sofisticado para a realização.
Assim, tanto a micropigmentação quanto o transplante de sobrancelhas são métodos utilizados para reparar, moldar ou ainda reconstruir a sobrancelhas. Cada método possui sua particularidade e ainda existe a possibilidade dos métodos serem utilizados em conjunto.
Pingback: Entenda a técnica da micropigmentação - Dr. Fabrício Ribeiro
Adorei o site, ouvi dizer que o senhor não faz a micropigmentação capilar, procurei o pessoal da micropigmentacaocapilarbr.com.br , que ouvi falar são muito bons, o que o senhor acha?