Os glúteos são considerados elementos essenciais na composição da beleza corporal e expressão maior de feminilidade, suscitando o crescente interesse de homens e mulheres na melhoria estética dessa região.
O contorno corporal com cintura fina e glúteo redondo e cheio é considerado universalmente atraente. Existem estudos que a relação cintura-quadril ideal é 0,7, ou seja, a razão entre o ponto mais fino da circunferência da cintura e a circunferência do quadril no ponto de maior projeção glúteo deve ser 0,7.
Circunferência da cintura (região mais fina) / circunferência da do quadril (região de maior projeção glútea) = 0,7
A cirurgia para implante de silicone nas nádegas (gluteoplastia) é um dos segmentos com maior crescimento da cirurgia plástica. Estima-se que de 2008 a 2012 houve um aumento de 20 % deste tipo de cirurgia, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Atualmente existem três maneiras de aumentar as nádegas:
1. Enxerto de gordura (lipoenxertia): Nesta técnica da gluteoplastia, a gordura retirada através da lipoaspiração é preparada e injetada nas nádegas. Possui como vantagem a utilização de um tecido do próprio paciente, porém para a realização da cirurgia, o paciente precisa ter gordura doadora, sendo assim, pacientes magros não são bons candidatos.
2. Retalhos do dorso: É uma técnica utilizados em pacientes que apresentaram um grande emagrecimento, e portanto apresentam grande flacidez de pele . Essa flacidez de tecido pode ser reposicionada e utilizada para aumentar as nádegas.A desvantagem são as cicatrizes geradas por este procedimento.
3. Prótese de silicone nas nádegas: Consiste no uso de um implante de silicone para realizar o aumento das nádegas.
As próteses glúteas permitem não só aumentar as nádegas, como também permite melhorar o contorno, criando uma forma arredondada.
As cirurgias para o aumento dos glúteos começaram em 1969, inicialmente para o tratamento de atrofias glúteas, como reconstrução e, com aperfeiçoamento técnico, a cirurgia passou a ser utilizada para fins estéticos. Nessa época eram utilizadas próteses de mamas colocadas no subcutâneo ( logo abaixo da pele )e resultaram em grande número de complicações, como deslocamento, assimetria . Atualmente o procedimento é realizado de modo diferente, sendo que a prótese de silicone é colocada dentro do músculo glúteo máximo.
Como é feita a gluteoplastia?
A gluteoplastia de aumento pode ser realizada com anestesia peridural com sedação ou anestesia geral .
Atualmente a cirurgia de aumento de glúteos com prótese de silicone é realizada através de um incisão vertical de 7 cm na prega glútea (sulco entre as nádegas).
Portanto a cicatriz fica escondida, o seu ponto mais alto é início do sulco glúteo. Para demarcar a cicatriz o cirurgião pede para a paciente ficar em pé e marca o ponto mais alto do sulco glúteo. A incisão será feita deste ponto para baixo.
Através desta incisão é criado um espaço dentro do músculo glúteo máximo. A prótese de silicone na gluteoplastia fica localizada no meio do músculo. Nesta posição, a prótese de silicone não é palpável.
Após a introdução da prótese são colocados os drenos que permanecem por 3 a 5 a cinco dias. O período de internação é 24 horas .
Não há necessidades de retirar os pontos. São utilizados fios absorvíveis. Após 2 a 3 semanas os fios caem. Não há necessidade de drenagem linfática.
A paciente deve permanecer duas semanas sem sentar-se (exceto no momento de usar o banheiro) e sem deitar-se de costa.
No pós-operatório é recomendado que se utilize uma malha compressiva por um período de 4 a 6 semanas.
O período de repouso das atividades físicas é de dois meses, já que o implante de silicone é colocado dentro do músculo.
Tipos de Próteses Glúteas
A escolha da prótese é baseada no contorno corporal que a paciente apresenta e no que a mesma deseja.
No mercado existem dois modelos de próteses glúteas:Redonda e oval.Desse modo, após a avaliação médica, baseando no contorno corporal da paciente é Possível escolher qual o modelo de implante mais apropriado para cada caso.
Como todo o procedimento cirúrgico, a gluteoplastia também é passível de complicações. As principais complicações incluem: deiscência (abertura de pontos), seroma, hematoma, assimetrias, contratura capsular.