Rinoplastia: Cirurgia Plástica no nariz


rinoplastiaO nariz é a porção central da face. Para que a rinoplastia seja uma cirurgia plástica de sucesso é importante uma análise facial completa prévia e sua relação com o nariz.

O nariz é um componente facial que mantêm sua estrutura através de cartilagens e ossos. As cartilagens do nariz são: cartilagem lateral superior, cartilagem lateral inferior e cartilagem septal. Os ossos que formam o nariz são os osso próprio do nariz, uma parte da maxila e um porção do osso frontal.

Durante a programação, além de uma análise das estruturas que compõem o nariz, é importante a análise da pele do nariz. Aqueles que possuem uma pele mais grossa necessitam de manobras cirúrgicas mais acentuadas para que se perceba mudanças, e ainda, o inchaço no pós-operatório é maior. Já aqueles pacientes que possuem pele fina, devem ser submetidos a uma cirurgia mais “delicada”, já que qualquer assimetria ou deformidade ficará visível.

Embora a cirurgia seja no nariz, a programação inicia-se pela análise da face como um todo, já que o nariz se relaciona com todas as estruturas faciais.

Análise Facial na programação da rinoplastia

rinoplastia frontalA face é dividida em três partes iguais. O terço superior corresponde a região da linha do cabelo até as sobrancelhas, o terço médio vai das sobrancelhas até a base do nariz e o terço inferior é a região entre a base do nariz e o queixo. Assim o nariz está no centro da face, no terço médio. Deste modo, a rinoplastia interfere no equilíbrio facial como um todo. O equilíbrio facial ocorre quando os terços faciais são iguais.

O próximo passo é avaliar a relação do nariz com os lábios e o queixo. O ponto de maior projeção do lábio superior deve estar no mesmo plano do lábio superior e o queixo. (linha marron). E ainda, quando se analisa o terço inferior, o lábio superior dever corresponder a 1/3 enquanto os lábio inferior e o queixo 2/3.(linha azul)

Análise do nariz na programação da Rinoplastia

O limite superior do nariz recebe o nome de raiz do nariz. A raiz deve estar localizada entre o sulco palpebral e os cílios (veja a figura). O comprimento do nariz corresponde a distância entre a raiz e a ponta nasal. Esta distância deve seja igual a distância entre a abertura dos lábios e o queixo (linha verde).

A relação entre o nariz e o lábio superior é avaliada pelo angulo nasolabial. Observe na figura, nos homens o ângulo desejado é de 95 a 100 graus, já em mulheres a espera-se 100 a 105 graus.

Outro dado analisado para a rinoplastia e a projeção do nariz, tem objetivo de saber se o nariz é pontudo. A projeção do nariz pode ser avaliada de duas maneiras. A projeção deve corresponder 67% (linha amarela) do comprimento do nariz ou deve corresponder ao comprimento da base.

A largura do nariz deve corresponder a distância entre os olhos ou ao comprimento de um olho.(linha preta)

E por último, deve avaliar o nariz durante o movimento. Deve – se avaliar o músculo depressor da ponta do nariz. Quando há hiperatividade deste, quando o indivíduo sorri, há excessiva queda da ponta. Nestes casos, deve-se enfraquecer a ação do músculo durante a cirurgia.

Como é feita a rinoplastia?

rinoplastia lateralA cirurgia pode ser realizada com anestesia geral ou anestesia local e sedação. O tempo de internação é 12 a 24 horas. A cirurgia plástica no nariz pode ser realizada através de dois acessos.

O primeiro recebe o nome de rinoplastia fechada. Nesta técnica, a incisão cirúrgica é realizada através das narinas, por “dentro do nariz”. A outra técnica denomina-se rinoplastia aberta. Neste caso a incisão cirúrgica é realizada tanto dentro do nariz, quando na columela.

Cada técnica possui vantagens e desvantagens. Cabe ao cirurgião analisar cada paciente individualmente para decidir qual a técnica mais apropriada.

Vantagens da rinoplastia aberta

1. Visão direta das estruturas do nariz sem distorção. Como a pele e levantada, todas as cartilagens são diretamente visualizadas pelo cirurgião.

2. Caso haja alguma alteração ou deformidade das cartilagens, permite que o cirurgião faça o diagnóstico exato.

3. Permite que todas as manobras cirúrgicas, tanto de aumento, quanto de redução sejam realizadas.

Desvantagens da rinoplastia aberta:

1. Cicatriz externa. Para realizá-la é necessário uma cicatriz externa na columela.

2. Maior tempo de cirurgia.

3. O tempo de inchaço pós operatório é maior.

4. Maior tempo de cirurgia.

Vantagens da rinoplastia fechada

1. Não existe cicatriz externa. A cirurgia é realizada por dentro.

2. Menor tempo de inchaço pós operatório.

3. Menor tempo de cirurgia.

Desvantagens da rinoplastia fechada

1. Não há visão direta das deformidades nasais, pois a incisão é pequena.

2. Necessidade de um diagnóstico exato no pré operatório,já que durante a cirurgia as estruturas não serão direitamente visualizadas.

3. Dificuldade na separação das cartilagens do nariz em reoperações ou em casos difíceis.

Desse modo, quando esta cirurgia está sendo realizada pela primeira vez, em que se pretende apenas trabalhar o dorso, pode realizar a rinoplastia fechada. Nos casos mais difíceis, reoperações, deformidades da ponta do nariz, a rinoplastia aberta pode ser a melhor opção.

Pós-operatório

Após a cirurgia é comum um inchaço e manchas roxas ao redor dos olhos, principalmente se foi realizada fratura nasal. Para a redução do inchaço é recomendado dormir com a cabeceira elevada e realizar sessões de compressas frias ao redor dos olhos.

Não são todos os casos que necessitam de uso de tampão nasal. A função do tampão nasal é impedir a formação de aderências na mucosa nasal. De qualquer maneira, já existem no mercado tampões nasais que permitem a respiração pelo nariz já que são furados. O tampão nasal pode permanecer no máximo por 48 horas.

No pós-operatório se utiliza um gesso sobre o dorso do nariz com o objetivo de reduzir o inchaço pós-operatório. Em média, após 7 dias o gesso é retirado. Hoje o gesso foi trocado pela utilização de plástico termomoldável.

Deve-se evitar usar óculos por 1 mês após a cirurgia plástica no nariz.O peso do óculos pode modificar a posição do nariz recém operado.

Deve-se evitar tomar sol até que ocorra o total desaparecimento das manchas roxas. Para a proteção solar devem-se utilizar chapéus, bonés e creme protetor solar.

O resultado final ocorre seis meses após a cirurgia.