Ao final da cirurgia os cabelos são lavados e secos. Não fazemos curativo de rotina após o transplante capilar.
O paciente permanece internado por 4 horas após a cirurgia, em um apartamento confortável, podendo ter acompanhantes e recebe auxílio de uma equipe de enfermagem.
Na alta hospitalar, em virtude da sedação realizada durante a cirurgia, o paciente não pode dirigir.
Como dormir?
Nas três primeiras noites , recomenda-se que o paciente durma com a cabeceira elevada. Para isso, recomenda se usar dois travesseiros. A força da gravidade melhora a drenagem venosa, contribuindo para a redução do inchaço pós operatório.
Deve – se evitar dormir de bruços. Pode-se dormir de lado ou de costas. Não existe problemas em apoiar no travesseiro a incisão da área doadora.
Como lavar os cabelos?
No dia seguinte a cirurgia o paciente retorna ao consultório para a primeira lavagem dos cabelos. É comum no pós operatório os pacientes sentirem – se inseguros para lavar os cabelos. Nossa equipe realiza a lavagem dos cabelos e ainda treina o paciente para que ela possa lavar os cabelos em casa, sem que haja o risco de comprometimento do transplante capilar.
Após a lavagem é realizado a uma drenagem linfática para redução do inchaço pós operatório. E para finalizar, realizamos uma sessão de laser de baixa potência.
Como melhorar o inchaço?
Ao fim do procedimento, o paciente irá notar um inchaço na região frontal decorrente a manipulação cirúrgica. Ao chegar em casa, antes de dormir, é importante o paciente realizar uma sessão de compressas frias. O correto é posicionar a compressa na região frontal (na testa) e não na região do implante capilar. No dia seguinte este inchaço inicial estará melhor. O paciente deve manter as sessões de compressas frias por mais dois ou 3 dias, realizando sessões de 20 minutos.
No segundo ou terceiro dia, eventualmente, a região frontal ( testa) pode voltar a inchar. Não há motivos para preocupação. O inchaço que estava no couro cabeludo desce e fica na região frontal. Caso isso ocorra, o inchaço ainda poderá acometer o dorso do nariz e as pálpebras. Em 5 a 7 dias, fazendo as sessões de compressas frias, dormindo com a cabeceira elevada e em alguns casos, o uso de corticóide melhoram o inchaço. Ainda, nesses casos pode aparecer machas roxas (equimoses), que caso aparecem, o uso de óculos escuros e protetor solar fator 30 é recomendado.
Prurido (Coceira)
No pós-operatório pode ocorrer coceira na região do implante capilar. A coceira freqüentemente ocorre por conta da fase de cicatrização e não deve causar preocupação, pois é transitória. Nessa fase, para alívio o paciente deve evitar coçar com as unhas para não deslocar as unidades foliculares. Para aliviar a coceira o paciente pode “dar tapinhas”na região. Em casos de coceiras mais intensas, podemos associar um corticóide tópico para o alívio.
Um fator que pode contribuir para a coceira é o ressecamento do couro cabeludo. O uso de muito xampu , ou mesmo, o uso prolongado do xampu pode ressecar o couro cabeludo e piorar a coceira.
Retirada dos pontos
Os pontos da sutura da área doadora são removidos em 10 a 15 dias após o transplante capilar. Para aqueles pacientes que moram fora da São Paulo, existe a possibilidades de usar fios de sutura absorvíveis e, portanto, não há necessidade de serem removidos.
Retorno ao trabalho
O transplante capilar é um procedimento pouco invasivo e o paciente consegue retornar rapidamente ao trabalho. Aqueles que exercem atividades de escritório ( computador e telefone ) , em dois dias conseguem voltar ao trabalho. Para aqueles que exercem atividades que demandam mais esforços, recomenda-se reservar 3 a cinco dias.
Exercícios Físicos
O afastamento dos exercícios físicos se justifica devido a sutura da área doadora. O excesso de tensão sobre a cicatriz pode produzir uma cicatriz alargada. Deve-se evitar atividade física por duas semanas após o transplante capilar. Após esse período, o paciente pode retornar lentamente as atividades físicas.
Tabagismo
O cigarro pode interferir em várias etapas do transplante capilar, pois diminui a circulação sanguínea para a pele e ainda reduz o transporte de oxigênio. Além disso, o tabagismo prejudica o crescimento capilar. Recomenda- se parar de fumar duas semanas antes e duas semanas depois do transplante capilar.
Exposição solar
Após o transplante capilar, a região em que os novos fios foram implantados em geral permanece um período avermelhada. O sol pode piorar ou , ainda, prolongar o tempo de permanência desse vermelhidão. Assim, recomenda –se que o paciente evite exposição solar por 1 mês após a cirurgia. O sol do dia a dia, como dentro do carro, do trajeto do escritório para o restaurante, não há problemas. O paciente deve evitar a exposição solar que cause bronzeamento.