A preparação para a cirurgia inicia-se com a consulta médica. A avaliação é fundamental para se programar todas as etapas da cirurgia. Na consulta é feita uma entrevista médica e exame físico para diagnosticar a causa da queda de cabelo. O transplante capilar não é indicado para tratamento de todas as causas de queda capilar. Existem situações em que o transplante capilar pode piorar o quadro, como por exemplo nos casos de alopecia areata.
Em todas as consultas utilizamos um microscópio digital que fornece imagens ampliadas, facilitando o diagnóstico da queda de cabelo. Ainda permite que haja uma melhor programação do transplante capilar e permite que o paciente acompanhe numa tela o exame ao vivo, permitindo maior compressão sobre o seu caso.
Nesta etapa, avaliamos a qualidade da área doadora, local onde serão retirados os fios para o transplante capilar. Para saber quantos fios poderão ser transplantados, é necessário avaliar:
1. Densidade de fios da área doadora: Quanto mais fios de cabelos por cm2, maior a quantidade de fios serão transplantados. Considera-se uma densidade ideal pacientes que possuem 70 ou mais unidades foliculares por cm2.
(figura com diferentes densidades). Na figura1, existe uma grande quantidade de cabelo concentrada, densidade capilar alta, enquanto na figura dois, o paciente apresenta cabelos com uma menor densidade.
2. Elasticidade do couro cabeludo: Quanto maior a elasticidade do couro cabeludo, maior será a largura da faixa de cabeludo retirada e, portanto, maior a quantidade de fios transplantados numa única sessão. Existe uma maneira de melhorar a elasticidade do couro cabeludo. Através de exercícios de “tração do couro cabeludo”, que permite a melhora da elasticidade e assim permitir um aumento no número de fios transplantados.
Em média, nossa equipe transplanta de 7.000 a 9.000 fios, dependendo da qualidade da área doadora e do tamanho da calvície do paciente.
Preparo pré-operatório
Como se trata de um procedimento cirúrgico é obrigatório a realização de exames pré-operatórios. Os exames necessários para a cirurgia incluem: hemograma completo, coagulograma, dosagem sanguínea de sódio, potássio, uréia, creatinina, glicemia de jejum, além de raio x de tórax e eletrocardiograma. Em casos especiais, outros exames poderão ser necessários.
Para a cirurgia é necessário jejum de 8 horas, já que o transplante capilar é realizado sob anestesia local e sedação.
O paciente deve chegar ao hospital com uma hora de antecedência e portar documentos pessoais.
Não é necessário raspar o cabelo para o transplante capilar. Sugerimos que o paciente deixe os cabelos um pouco mais compridos que o habitual. Além de facilitar a cirurgia, os cabelos mais compridos ajudam “a disfarçar o pós-operatório”. Na área doadora, os cabelos mais compridos escondem a sutura e na área receptora, disfarçam as micro-incisões do implante capilar.
Existem medicações que podem interferir na cirurgia, principalmente aumentando o sangramento. As medições que devem ser suspensas são:
Minoxidil – Por ser um vasodilatador, o minoxidil pode aumentar o sangramento durante o a cirurgia. Deve-se suspender 10 dias antes do transplante capilar. Após 3 dias da cirurgia, o paciente poderá voltar a usar.
AAS (ácido acetil salicílico) – Este medicamento diminui a função das plaquetas e desse modo, pode aumentar o sangramento durante o transplante capilar. O uso deve ser interrompido 10 dias antes da cirurgia.
Anti-inflamatórios não hormonais – podem aumentar o sangramento e devem ser suspensas 48 horas antes do transplante capilar. Exemplos são diclofenaco, cetoprofeno ou naproxeno.
Vitaminas B e E – Pode aumentar o sangramento durante o transplante capilar e desse modo devem ser suspensos 7 dias antes da cirurgia. Deve prestar atenção nos casos de produtos multivitamínicos (ex. Centrum), que possuem vitaminas B e E em sua composição e, portanto, devem ser suspensos.
Todos os medicamentos devem ser informados para nossa equipe cada caso será analisado individualmente.
Bebidas alcoólicas devem ser evitadas na véspera da cirurgia. E pelo tempo em que paciente fizer uso das medicações do pós-operatório.
Deve-se evitar fumar duas semanas antes e duas semanas depois do transplante capilar.
Para a cirurgia é necessário 8 horas de jejum. O transplante capilar é realizado sob anestesia local e sedação.
No dia da cirurgia o paciente deve chegar no hospital com uma hora de antecedência. Antes do procedimento o paciente recebe a visita da nossa equipe para que seja realizada a marcação pré operatória.