A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, não sendo necessário a pernoite, pois o paciente recebe alta no mesmo dia. O tipo de anestesia utilizada para cirurgia é anestesia local sob uma sedação leve. Todo o procedimento é acompanhado por um médico anestesiologista, isto para que o paciente não tenha nenhum tipo de desconforto.
O transplante capilar tem duração média de 4 a 6 horas e durante todo o procedimento o paciente permanece sedado. A cirurgia é dividida em TRÊS etapas:
- Retirada da área doadora
- Separação das unidades foliculares
- Implante das unidades foliculares
Etapas do transplante capilar
1. Retirada da área doadora: Se você parar um minuto e pensar agora, quem é a pessoa mais calva que você conhece? V
Após a retirada da faixa de couro cabeludo é realizada a sutura da região. Uma maneira de camuflar a cicatriz é realizar a sutura tricofítica. Neste tipo de sutura, umas das bordas da incisão é deserpidermizada, mantendo viável os folículos abaixo. Após a sutura, os fios irão crescer através da cicatriz, melhorando a camuflagem da cicatriz.ocê irá perceber que essa pessoa tem cabelos na região posterior e lateral do couro cabeludo. Esses fios não possuem o gene da calvície, isso explica o fato de que por mais calvo que o indivíduo seja, os cabelos das laterais e da região posterior permanecem. Esses são os fios utilizados para o transplante capilar. Pela técnica FUT (Follicular Unit Transplantation), é retirada um faixa de couro cabeludo da região posterior e lateral do couro cabeludo, sendo que o comprimento e a largura desta faixa dependem da quantidade de fios que se planeja implantar.
2. Separação das Unidades Foliculares: Nesta etapa, com o auxílio de microscópios, as unidades foliculares são individualizadas, uma a uma, e armazenadas. A separação das unidades foliculares é realizada por uma equipe técnica treinada. A primeira fase de preparo das unidades foliculares recebe o nome de “slivering” ou fatiamento. Nessa fase, a faixa de couro cabeludo é “fatiada”em fragmentos mais finos, contendo uma fila de unidades foliculares. A segunda etapa consiste na separação propriamente dita das unidades foliculares, em que cada unidade folicular é individualizada. No vídeo ao lado se observa como as unidades foliculares são preparadas.
À medida que as unidades são preparadas, são armazenadas de acordo com o número de fios que possuem. Ou seja, as unidades são agrupadas em unidades de 1, 2 ou 3 fios. O armazenamento das unidades foliculares é realizado em placas de Petri, numa solução apropriada onde e a temperatura e umidade são rigorosamente controladas.
3. Implante das unidades foliculares: A última etapa do procedimento consiste em implantar cada unidade folicular previamente preparada no local adequado. Para o implante, são utilizadas lâminas especiais e muito pequenas que possuem no máximo 1 milímetro de largura. O cabelo não é aleatoriamente implantado. Cada unidade folicular possui um local correto para ser implantado.
Na linha anterior, ou seja, nas primeiras fileiras de unidades foliculares, são implantados apenas unidades de 1 fio. Este detalhe é fundamental. Não existe unidades foliculares de 2 ou 3 fios nas primeiras fileiras. Além disso, a linha anterior é toda “quebrada”, irregular. Uma linha anterior milimetricamente desenhada, com fios implantados um ao lado do outro, em linha reta, certamente produz um resultado artificial.
À medida que se caminha posteriormente, começam a ser implantadas unidades de 2 e 3 fios. As unidades foliculares devem ser implantadas no sentido e inclinação natural do cabelo.
O implante das unidades foliculares é realizado respeitando a densidade individual de cada caso. A densidade esperada é de 40 unidades foliculares por cm2.
Ao final da cirurgia, os cabelos são lavados e secos. Não realizamos curativo de rotina. O paciente permanece internado por mais 4 horas e recebe alta no mesmo dia.
Acompanhamos todo o pós-operatório em nosso consultório.