As sobrancelhas possuem duas funções importantes. A primeira é proteção. As sobrancelhas protegem os olhos de algo que possa cair ou escorrer da testa para os olhos. A segunda função das sobrancelhas é estética e social.
Quando ausentes, leva a uma alteração da estética facial, dando uma certa impressão de doença. E por outro lado, quando harmonizada com os traços faciais traduz beleza.
As sobrancelhas possuem um papel social importante, pois em conjunto com os olhos expressam vários sentimentos: tristeza, surpresa, espanto, nervosismo.
Uma maneira mutio utilizada para o implante de sobrancelhas é a tatuagem, no entanto este método não surte um efeito natural para a sobrancelha, pois é só um tipo de maquiagem definitiva.
Há muitas razões que levam a perda das sobrancelhas. A causa mais comum é a retirada excessiva e repetitiva dos pelos da sobrancelha, principalmente da cauda da sobrancelha. Porém existem causas menos comuns, como:
1. Hábito de retirar fios da sobrancelha (tricotilomania);
2. Problema congênito. A pessoa pode nascer sem sobrancelha;
3. Tratamento com radioterapia;
4. Alopecia areata (neste caso, o tratamento é clínico);
5. Problemas na glândula Tireóide;
6. A presença de cicatrizes na região, como cirurgias;
7. Uso de piercing.
Como é realizada a cirurgia de transplante de sobrancelhas?
Preparação
O processo começa com uma consulta médica. Na ocasião, o especialista avalia cada caso individualmente para que seja realizado um diagnóstico adequado, pois não são todos os pacientes com ausência de sobrancelhas que possuem indicação de cirurgia.
Após a avaliação inicial, é realizado o planejamento do desenho da sobrancelha e são solicitados exames pré-operatórios. Quando os exames estiverem prontos e checados e o desenho estiver definido, a cirurgia é agendada.
A cirurgia
A cirurgia é de pequeno porte e pode ser realizada com anestesia local e não necessita de internação.
Para o transplante de sobrancelhas, são retirados os fios de cabelo do couro cabeludo do próprio paciente, não havendo risco de rejeição.
Os fios de cabelos utilizados para o transplante de sobrancelhas são obtidos a partir de uma faixa de couro cabeludo. Uma equipe de técnicos capilares treinados realiza a separação das unidades foliculares com o auxílio de microscópios de última geração.
À medida que os fios são preparados, é realizado o implante de fio a fio no local adequado. Esta é a parte principal e artística da reconstrução da sobrancelha, pois nesta etapa o cirurgião coloca cada fio no sentido e inclinação adequado para que tenha um resultado natural.
Para o implante dos fios, são realizadas micro incisões com lâminas especiais para a implantação dos fios com densidade adequada.
A cirurgia tem duração média de uma hora e meia e o tempo cirúrgico varia conforme o tamanho do defeito da sobrancelha que precisa ser reconstruída.
Ao fim do procedimento a região é limpa e o paciente pode ir para casa.
Recuperação do transplante de sobrancelhas
Após o processo, a região pode ficar levemente inchada e com o aparecimento de algumas manchas roxas. Após duas a três semanas os fios caem, mas as raízes permanecem. Após 12 semanas os novos fios começam a crescer de maneira definitiva. O resultado final da cirurgia ocorre por volta de 8 meses a um ano.
Os fios implantados precisam ser aparados, pois possuirão velocidade de crescimento igual aos fios do couro cabeludo.